É verdade que a escolha no ambiente corporativo, por muitos anos, esteve centrada na intuição dos executivos, que corriam sérios riscos de impactar o futuro do negócio devido a ações precipitadas. No entanto, com a tecnologia, as empresas passaram a investir na análise de dados para tomada de decisão, ampliando a margem de confiança nas posturas adotadas pela corporação.
Pensando nisso, este conteúdo mostra o que é e por que a tomada de decisões baseada em dados é um diferencial competitivo para as empresas. Além disso, o material explica como a análise de dados afeta as empresas atualmente e mostra como analisar relatórios e usá-los para escolher a melhor ação para a instituição.
Leia agora mesmo o post e entenda mais sobre esse importante assunto!
O que é a tomada de decisão baseada em dados?
Em uma empresa, a tomada de decisões diz respeito ao processo de assumir uma postura que implique impactos significativos no ambiente corporativo. Dessa forma, o momento envolve sempre a seleção de uma escolha entre duas ou mais alternativas viáveis ao problema.
Por se tratar de uma decisão importante para o futuro do negócio, os gestores têm cada vez mais apostado em dados e pesquisas sérias para embasar a escolha de ações empresariais, podendo se respaldar nos números e no universo quantitativo para prever situações adversas com mais fidelidade ao cenário real no qual a empresa e os seus concorrentes estão inseridos.
Como a análise de dados afeta o mundo corporativo atual?
Atualmente, a análise de dados é um componente decisivo para o ciclo da inteligência de mercado, envolvendo desde a identificação das demandas de tecnologia da informação na empresa até a efetiva coleta dados, passando pela análise dos resultados, a transformação do arquivo em conhecimento e, claro, o uso dos relatórios para a tomada de decisão administrativa.
Dessa forma, no atual contexto corporativo, a análise de dados, compreendendo o programa que vai desde a pesquisa até a transformação da informação em conhecimento (a partir do relatório de experiência do cliente, por exemplo), é crucial para as empresas identificarem pontos que precisam ser otimizados na jornada de atendimento, atendendo não apenas às inovações técnicas, mas também a novos perfis de consumo.
Qual é a tendência para a análise de dados nas empresas?
Em um mercado cada vez mais competitivo, é de se esperar que métodos que ampliem a eficácia da tomada de decisão administrativa sejam mais aplicados às empresas. Não por menos, a gigante de tecnologia híbrida Gartner prevê que, até 2023, 90% das ações corporativas devem mencionar os dados como determinantes para alcançar os seus objetivos e resultados.
Caso contrário, a Gartner afirma que a tendência é de que os negócios tenham dificuldade para lidar com as mudanças tecnológicas (como o avanço de softwares de gestão) e, provavelmente, fiquem para trás em relação aos concorrentes engajados com um perfil de consumidor digital, um hábito impulsionado pela pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo.
Por que a tomada de decisão baseada em dados é um diferencial competitivo?
Tradicionalmente, a tomada de decisão é um processo que inclui tanto a racionalidade dos atores quanto o lado subjetivo dos sujeitos. No fim, esse é um momento de tensão, no qual a corporação deve escolher a opção mais viável entre as alternativas, um gesto que pressupõe consequências, que nem sempre são previsíveis em um primeiro instante.
No entanto, com o avanço da tecnologia e de novas estratégias de gestão, as empresas começaram a se basear em dados na hora de tomar uma decisão corporativa, eliminando os aspectos mais subjetivos dessa escolha.
O motivo é que pesquisas confiáveis, como a metodologia de cliente oculto, analisam os pontos de contato entre o negócio e o público, transformando os dados sobre o atendimento em um completo relatório, que serve para basear as decisões empresariais e garantir mais previsibilidade sobre o futuro do negócio.
Assim, investir nesse tipo de pesquisa, que pode ser usada para analisar tanto as estratégias internas da empresa quanto para avaliar a postura da concorrência, é um grande diferencial competitivo para a corporação melhor atender ao público e se posicionar enquanto líder no mercado.
Como fazer a análise de dados a partir da metodologia de cliente oculto?
Antes de tudo, é preciso entender o que é o cliente oculto, uma ferramenta utilizada para medir a qualidade do serviço de atendimento nas empresas, por meio de informações específicas sobre o mix de produtos e serviços. O diferencial dessa estratégia está no treinamento de consumidores reais, que devem avaliar a jornada de compra, desde o momento anterior à aquisição do item até o pós-venda, identificando possíveis falhas em todos os contatos com a instituição.
Nesse sentido, o cliente oculto avalia as etapas do atendimento na empresa de acordo com uma checklist. Em um segundo momento, o consumidor contratado para a ação responde a uma pesquisa sobre a experiência de consumo, sendo transformada, por fim, em um relatório. Algumas empresas de pesquisa de mercado, como a Foco do Cliente, também oferecem áudios gravados durante a jornada, melhorando a tomada de decisões administrativas com base em dados.
Há uma década, a Foco do Cliente é referência na aplicação da pesquisa de cliente oculto, com uma metodologia própria que ajuda as empresas a entender e monitorar a experiência dos consumidores em relação às marcas. Com mais de 500 mil avaliações finalizadas, a Foco do Cliente transforma dados, a partir do feedback de clientes reais, em relatórios que otimizam a tomada de decisão empresarial.
Você viu neste conteúdo o que é e como funciona a análise de dados para tomada de decisão no mundo corporativo, uma estratégia que torna a prática mais confiável, eliminando aspectos emocionais e subjetivos do processo de escolha e aumentando a previsibilidade sobre os rumos da empresa. Por isso, vale a pena investir na metodologia de cliente oculto para identificar erros e impulsionar a jornada de vendas na companhia.
Amplie a racionalidade na tomada de decisões empresariais. Entre em contato com a Foco do Cliente e use a análise de dados no seu negócio!