Atendimento personalizado ao cliente: por que é importante? Descubra!

3 minutos para ler

Técnica essencial para uma marca competitiva na Era Digital, o atendimento personalizado ao cliente é como se chama o processo pelo qual uma empresa busca compreender os problemas ou as “dores” do público, tentando adaptar a cartela de produtos ou serviços para solucionar, da maneira mais rápida e eficaz, as necessidades dos consumidores.

Pensando nisso, este conteúdo mostra quais são os principais benefícios associados a uma política de atendimento personalizado na corporação, como a melhoria no relacionamento com o público e a fidelização. Por fim, o material mostra como ter equilíbrio entre a padronização e a personalização do atendimento ao cliente em uma empresa. Continua a leitura!

Quais são os principais benefícios do atendimento personalizado?

Não é por acaso que o atendimento personalizado, que tenta atender às expectativas de um consumidor, é uma tendência do mercado. Adiante, você observa por que vale a pena implementá-lo na sua empresa!

Respostas rápidas

O atendimento personalizado requer um conhecimento prévio sobre o comportamento de consumo na empresa. Por isso, a técnica gera respostas rápidas do público que entra em contato com a marca — etapa imprescindível para o customer success—, que deve ser rapidamente apresentado às soluções oferecidas pelo negócio.

Relacionamento com os clientes

O atendimento personalizado é, antes de tudo, pautado na empatia e na humanização da jornada de vendas, desde o primeiro contato do consumidor com a marca até o pós-venda. Por isso, se a estratégia de personalização do atendimento é eficaz e bem planejada no seu negócio, logo será possível avaliar as melhorias na relação entre a empresa e o público.

Fidelização

A fidelização, estratégia de marketing para conquistar a lealdade dos clientes em relação a uma empresa, é outra qualidade associada à personalização do atendimento, uma vez que a equipe consegue suprir as necessidades da persona, melhorando a satisfação do público com o serviço prestado de maneira exemplar.

Como empresas podem melhorar o atendimento ao cliente?

Engana-se quem pensa que o atendimento personalizado não precisa ser padronizado na empresa, a fim de evitar falhas operacionais e prejuízos durante a jornada de compra. Nesse sentido, é necessário encontrar um equilíbrio entre a personalização e a padronização do atendimento. Mas a dúvida que fica é: como aplicar isso à realidade da sua loja, certo?

Para melhorar o atendimento ao cliente, é preciso conhecer o perfil do público, identificando quem é a buyer persona — arquétipo de consumidores reais construído com base em pesquisas de mercado realizadas, por exemplo, com a estratégia de cliente oculto —, interagindo de forma humanizada com os clientes e disponibilizando diferentes canais de comunicação.

Neste artigo, você descobriu o que é e quais são os benefícios do atendimento personalizado ao cliente. No entanto, para ter êxito nessa etapa, é imprescindível criar uma política de atendimento para ajudar o atendente a ter um direcionamento correto em relação aos serviços prestados ao público, além de promover a qualificação contínua da equipe.

O texto foi útil para você? Se sim, compartilhe-o com os seus colegas nas redes sociais e ajude-os a dominar esse importante tema para o mundo corporativo de hoje!

Posts relacionados

Deixe um comentário