Auditoria de PDV: o que é e quais são seus objetivos?

3 minutos para ler

A auditoria de PDV é um processo que tem por objetivo monitorar as lojas e garantir que os procedimentos técnicos sejam cumpridos de maneira correta. Esse trabalho ajuda a manter o padrão nos pontos de venda e deve ser realizado periodicamente, pois é de vital importância para identificar falhas e corrigi-las.

Em outras palavras, a auditoria é um processo que visa garantir que todas as diretrizes da empresa sejam cumpridas dentro do ponto de venda. Essa é uma excelente forma de manter a eficiência dentro das lojas e atestar a padronização das unidades de uma rede. Confira!

Quais os KPIs avaliados em uma auditoria de PDV?

A auditoria PDV tem como foco principal analisar se as operações de uma loja estão saindo como o planejado. 

Assim, o auditor fiscaliza os aspectos que a empresa considera estratégicos, objetivando melhorias nas operações. Entre os pontos que são auditados, podemos destacar: 

  • apresentação do PDV (planograma); 
  • presença e pontualidade dos promotores; 
  • presença e exposição dos produtos; 
  • presença e exposição da campanha vigente e materiais promocionais; 
  • execução de pontos extras; 
  • precificação dos produtos e o preço praticado; 
  • mix de produtos; 
  • padrão de apresentação da equipe (uso de uniforme e crachá); 
  • entre outros. 

Por que fazer auditoria de operações?

O principal benefício desse procedimento é aumentar a performance da organização. As estratégias nos PDVs foram pensadas para trazer melhores resultados e segurança para o negócio. A auditoria busca identificar não conformidades entre aquilo que está descrito e o que acontece na prática, indicando oportunidades de melhoria — se existir a desconfiança de que há algo errado acontecendo na empresa, a auditoria de operações pode ajudar nessa situação.

Quais os benefícios da auditoria de PDV?

A auditoria de um ponto de venda garante a padronização da loja e das operações, deixando o PDV alinhado com as diretrizes e estratégias da empresa. Além da padronização, a auditoria tende a contribuir com uma melhora na imagem da marca.

Operacionalmente, o gestor passa a ter controle dos investimentos alocados no PDV, o que permite o redirecionamento de recursos e ações. A identificação de oportunidades e a otimização da estrutura de merchandising também são benefícios trazidos pelas auditorias de PDVs.

Conte com os auditores da Foco do Cliente para um trabalho de auditoria confiável, pautado em relatórios precisos e de qualidade. De posse de um checklist previamente definido, eles confrontarão no PDV a conformidade de cada item.

Contar com um sistema eficiente para análise de resultados é tão importante quanto ter informações consistentes e detalhadas. Disponibilizamos relatórios personalizados e dinâmicos por meio de nosso software, proporcionando uma visão ampla e, ao mesmo tempo, detalhada do seu negócio.

Para atender às necessidades de cada cliente, os relatórios são personalizados. Nossa plataforma é de fácil navegação e extremamente intuitiva. As diversas cores, os ícones e a capacidade de adicionar imagens e vídeos aos relatórios tornam a análise das informações ainda mais fácil e interessante.

Gostou do nosso conteúdo? Sua empresa precisa de especialistas na gestão de resultados do seu PDV? Então entre em contato para conhecer nossas soluções!

Posts relacionados

Deixe um comentário