Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo e que, para se destacar em um segmento, é preciso padronizar os sistemas e buscar uma melhoria contínua da experiência do cliente na empresa. No entanto, muitos gestores não sabem como fazer benchmarking, uma estratégia que ajuda a marca a se destacar em um setor, com base na observação sobre a concorrência.
Pensando nisso, este artigo mostra o que é o benchmarking e explica por que esse conceito é fundamental para manter a competitividade em uma empresa. Ao final, você descobre, ainda, quais são os tipos de benchmarking e como aplicar essa estratégia no mundo corporativo. Tem interesse no assunto? Continue a leitura e veja outras informações pertinentes sobre o tema!
O que significa, realmente, o benchmarking?
Benchmarking (em tradução literal, o termo significa “ponto de referência”) é um instrumento para impulsionar o desempenho de uma marca a partir da observação direta da concorrência, principalmente quando a instituição contratante tem alguma perda de rentabilidade nas vendas ou precisa melhorar a performance no mercado.
A estratégia, inicialmente implantada na norte-americana Xerox, na década de 1970, é focada na aprendizagem, partindo-se do princípio de que nenhuma empresa é 100% competente nas etapas que estão envolvidas na jornada do cliente. Com a aplicação de benchmarking, é possível identificar erros e melhorar a experiência de consumo no segmento.
Assim, podemos afirmar que o benchmarking não é o único responsável por colocar uma empresa no topo de um segmento, tornando-a líder de mercado. No entanto, essa técnica, quando aliada a um planejamento estratégico competente, é uma das melhores ferramentas para tornar os processos e os sistemas de uma corporação competitivos.
Por que o benchmarking é tão importante para as empresas?
Até aqui, você sabe o que é o conceito de benchmarking, o qual remonta à política de competitividade da indústria nos anos 1970. No entanto, a dúvida que fica é por que essa estratégia de gestão deve ser usada nas empresas atualmente?
Regularidade
É verdade que muitas empresas perdem clientes devido à falta de padronização de atendimento e de outras formas de prestação de serviço. No entanto, com o benchmarking, a corporação pode aprimorar todas as funções internas e externas, criando uma política para padronizar o trabalho que tem como efeito uma regularidade maior na oferta de soluções para o público.
Melhoria contínua
O benchmarking implica um longo processo de observação sobre a concorrência, com o qual é possível aperfeiçoar os sistemas de uma empresa. Nesse cenário, o resultado se converte em uma melhoria contínua para os diversos setores que compõem o negócio, desde a inovação com o desenvolvimento estratégico de produtos e serviços até o atendimento ao cliente (da pré-venda ao pós-venda).
Redução de erros
Por fim, uma qualidade associada à estratégia de benchmarking é a redução de erros operacionais na empresa, que por meio de pesquisa de mercado reconhece a prática da concorrência e pode avaliar os processos internos e externos, identificando falhas de produção e melhorando a experiência do consumidor (customer experience).
Quais são os principais tipos de benchmarking?
Para ter êxito com o uso de benchmarking na sua empresa, é preciso, primeiramente, entender quais são os tipos dessa estratégia gerencial, dividida entre os métodos:
- funcional, com etapas aplicáveis a qualquer negócio (a exemplo da gestão financeira, que é fundamental em qualquer empresa), ainda que não disputem pela mesma fatia do mercado;
- competitivo, que é um dos tipos mais populares, por meio do qual se faz uma análise de concorrência para chegar a um parâmetro, principalmente quando a gestão é baseada em dados sobre o faturamento da corporação;
- interno, que deve se centrar na análise dos diversos setores que fazem parte de um negócio, comparando as funções para chegar a um resultado mais positivo dentro da empresa;
- genérico, que é realizado quando existem sistemas semelhantes entre as empresas, apesar de nem sempre fabricarem um mesmo produto ou oferecerem um serviço equivalente. O intuito, nesse caso, é encontrar pontos de melhoria na comparação com a concorrência;
- de cooperação, que ocorre quando duas empresas fazem um pacto para trocar informações sobre os seus processos internos e externos, por meio do qual podem chegar a um planejamento estratégico para padronizar os produtos ou serviços oferecidos ao público.
Em todo caso, o “benchmark“, resultado de um tipo de aplicação de benchmarking, é útil para a empresa contratante desenvolver ações que melhorem o posicionamento da marca em relação aos concorrentes diretos ou ao líder de um determinado segmento.
Como fazer o benchmarking de forma eficiente?
Até agora, você já sabe que o benchmarking pode ser praticado de diferentes formas em uma empresa. Por isso, para ter sucesso com tal estratégia de marketing, é necessário estabelecer, antes de tudo, um objetivo, como aumentar as vendas, melhorar a qualidade dos produtos ou garantir a satisfação do público com a prestação de serviço na loja.
Por outro lado, é essencial definir os indicadores de análise, a partir dos quais o gestor consegue coletar os dados e comparar as informações anteriormente coletadas. Nessa etapa, a equipe de administração deve analisar os pontos negativos e positivos, em comparação com o que é praticado pela concorrência, empenhando-se para propor soluções que tornem a experiência mais satisfatória para o público.
Ao final, a estratégia de benchmarking deve culminar em um plano de ação para basear a tomada de decisão empresarial e os sistemas da empresa, que deve investir em qualificação e padronização contínua das equipes que integram a marca, principalmente nas funções que lidam com o público, participando de forma ativa na construção da imagem da marca diante dos consumidores.
Neste conteúdo, você viu como fazer benchmarking, estabelecendo um objetivo e identificando pontos positivos e negativos em relação aos sistemas internos e externos da empresa. Nesse sentido, é imprescindível aplicar as dicas ao seu negócio, inspirando-se em marcas que são conhecidas pela estratégia, como a Xerox, responsável pela aplicação do conceito ainda no século passado.
O artigo foi interessante para você? Se sim, não deixe de conhecer outras estratégias para impulsionar as vendas no seu negócio. Veja, agora, como praticar a análise de concorrência e se destacar em um segmento de mercado!