Para ter sucesso com a jornada de vendas em uma empresa, é preciso monitorar a satisfação dos consumidores, observando pontos nos quais o desempenho da loja pode ser mais competitivo. Pensando nisso, este texto mostra como melhorar o NPS, uma métrica que impacta diretamente o comportamento de consumo em uma corporação.
A seguir, você entende o que é, para que serve e como é calculado o Net Promoter Score, com dicas para melhorar o valor do NPS na sua empresa. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o tema!
O que é e para que o Net Promoter Score é utilizado?
Criado em 2003 pelo estrategista de negócios norte-americano Fred Reichheld, o Net Promoter Score ou, simplesmente, NPS, é uma métrica para quantificar o grau de lealdade dos consumidores a uma marca, substituindo outras pesquisas, mais longas e cansativas, sobre a satisfação dos clientes em relação a uma empresa.
Como é feito o cálculo do NPS?
Para calcular o Net Promoter Score, é preciso que os clientes respondam à pergunta “qual é a probabilidade de recomendar a empresa para um amigo?”, sendo o resultado medido em uma escala de 0 a 10.
Dessa forma, os consumidores que respondem à questão com nota 9 ou 10 são os promotores (com grande potencial de fidelização e promoção da marca na comunidade) e aqueles que dão de 0 a 6 na escala são chamados de detratores (menos propensos a criar valor sobre produtos e serviços da empresa).
Já os consumidores que respondem à pergunta com notas 7 e 8 são classificados como passivos ou neutros, tendo uma satisfação mediana em relação à empresa e ficam entre o perfil promotor e detrator.
Como impulsionar o NPS na sua empresa?
O NPS é uma ferramenta para avaliar a satisfação dos consumidores em uma empresa, porém, para impulsionar as vendas e garantir a fidelização do consumidor, é preciso investir em alguns pontos, como o atendimento ao cliente e a qualificação da equipe. Veja 3 dicas para impulsioná-lo!
1. Invista no atendimento omnichannel
O atendimento omnichannel, diferentemente do tipo multicanal, é um conceito bastante aplicado ao meio digital para integrar os canais de comunicação com o cliente, o qual escolhe uma plataforma específica para se comunicar com a marca.
Dessa maneira, investir no atendimento omnichannel é ideal para focar a experiência do cliente e o bom relacionamento com o consumidor.
2. Forneça um atendimento humanizado
Por outro lado, o atendimento humanizado deve ser uma prioridade para marcas que querem melhorar a métrica NPS, uma vez que esse tratamento se baseia na empatia com o objetivo de solucionar o problema do consumidor. Como resultado, o público deve ter a sensação de exclusividade ao iniciar a jornada de compra na empresa.
3. Conte com uma equipe qualificada
Contar com uma equipe qualificada, por fim, é a chave para melhorar os índices de satisfação do público, já que os profissionais devem conhecer a fundo os diversos perfis de consumidores, por meio de técnicas como o cliente oculto, elevando a qualidade de atendimento, desde o pré-venda até o pós-venda.
Neste artigo, você conferiu como melhorar o NPS, uma métrica revolucionária para compreender a satisfação do cliente. Porém, para ter êxito com essa estratégia, o gestor deve aplicar as dicas, qualificando a equipe para se diferenciar da concorrência e fidelizar o público, alavancando o resultado de vendas na empresa.
O assunto do post foi relevante para você? Se sim, continue se informando sobre técnicas para impulsionar as vendas. Veja agora como melhorar a experiência do cliente na sua loja!