Frente de caixa: qual é a função e por que é importante?

6 minutos para ler

Você deve concordar que, para crescer em um segmento com concorrência acirrada, o varejo precisa inovar sempre, posicionando-se como líder do mercado e melhorando a relação com o consumidor, certo?

No entanto, o sucesso da empresa está atrelado a muito planejamento, acelerando o processo de venda e melhorando a satisfação do cliente. Pensando nisso, este artigo mostra o que é, qual é a finalidade e como a frente de caixa se diferencia do Ponto de Venda em alguns negócios.

Depois, o conteúdo explica como a frente de caixa influencia o resultado do PDV e lista alguns pontos que otimizam a etapa final do processo de venda, como terminal de pagamentos, atendimento ágil e software de gestão. Por fim, você verá como escolher um sistema de frente de caixa sem erros. Boa leitura!

Afinal, o que é frente de caixa?

Frente de caixa é uma expressão muito comum em estabelecimentos comerciais, designando o último processo de compra de um produto, isto é, o local onde a compra é efetuada pelo cliente.

Ao mesmo tempo, chama-se frente de caixa o sistema que facilita a venda no varejo, disponibilizando as formas de pagamento (cartão, dinheiro, Pix etc.) para o cliente e registrando em documento fiscal a operação econômica.

Qual a finalidade da frente de caixa?

A frente de caixa cumpre muitas funções em uma empresa que lida diretamente com o atendimento ao público. Para você ter ideia, essa etapa da operação econômica é responsável pela emissão de cupons e notas fiscais, verificação de mercadorias, liberação de descontos e até cancelamento de compra.

Portanto, a frente de caixa requer um planejamento estratégico para otimizar a jornada de compra do cliente e seus níveis de satisfação.

Qual é a diferença entre a frente de caixa e o PDV?

É verdade que a frente de caixa corresponde a um Ponto de Venda, mas nem todo PDV está associado a uma frente de caixa. Sabe por quê?

O motivo é que um PDV pode corresponder, por exemplo, a um balcão de venda de mercadorias na loja ou até mesmo um estande da marca em um evento corporativo, aproximando o público da cerimônia dos produtos comercializados pelo negócio.

No entanto, no caso dos lojistas, a frente de caixa implica um Ponto de Venda porque, nesse momento, finaliza-se o processo de compra, escolhendo o cliente a melhor forma de pagamento para efetuar a compra do produto comercializado.

Por isso, a frente de caixa ou Ponto de Venda no varejo representa a etapa final de um processo que se inicia com a distribuição do produto na loja, seguido da gestão de estoque, exposição do item na gôndola, merchandising para chamar a atenção das pessoas e, por fim, a venda do produto à clientela.

Como a frente de caixa influencia no sucesso do PDV?

A frente de caixa, sem dúvidas, tem um forte impacto sobre a estratégia de PDV, facilitando o processo de pagamento e reduzindo o tempo de espera do cliente na fila, principalmente com a ajuda de sistemas computadorizados de gestão.

Que processos ajudam a melhorar a frente de caixa?

Até aqui, você sabe que a ação de frente de caixa é indispensável para o bom resultado do Ponto de Venda. Mas que pontos ajudam a melhorar essa importante etapa na loja? Confira os principais!

Atendimento ágil e satisfatório

A lista não poderia começar diferente, pois ninguém quer perder tempo esperando para comprar um produto, concorda?

Então, a melhor estratégia para otimizar a frente de caixa é diminuir a fila, seja ampliando o número de atendentes, seja acelerando o processo de compra com um sistema atualizado de gestão.

Terminal de pagamentos

Para garantir a eficácia da frente de caixa na sua loja, o gestor deve não apenas agilizar o processo, mas também diversificar as formas de pagamento no PDV.

Por isso, uma dica que otimiza a frente de caixa é ampliar o terminal de pagamentos, oferecendo ao cliente opções de compra no cartão (débito ou crédito), em dinheiro e até com o sistema eletrônico instantâneo e gratuito do Banco Central, o Pix.

O resultado é a atração de mais clientes à empresa, já que o público conta com várias opções para adquirir o item comercializado no local.

Sistema de gestão de frente de caixa

Hoje em dia, as lojas contam com opções sofisticadas para a frente de caixa, deixando para trás a caixa registradora e os registros manuais de compras e vendas.

Nesse sentido, existem várias empresas que desenvolvem sistemas específicos para controlar o PDV no varejo, acelerando as transações econômicas, tornando o processo mais transparente e melhorando a segurança fiscal dos negócios, por exemplo.

Como escolher o melhor sistema de gestão para frente de caixa?

O primeiro cuidado que o gestor deve ter para não errar na escolha do software para frente de caixa é observar se ele atende à legislação vigente. O ideal é um sistema desenvolvido conforme as leis do PAF-ECF, emitindo as notas fiscais específicas para cada tipo de empresa e transação comercial.

Além disso, antes de escolher o software para a frente de caixa, verifique se o programa é homologado. Em outras palavras, você deve analisar se a tecnologia passou por uma vistoria regulada pelas Secretarias da Fazenda, garantindo que o sistema de impressão de documentos fiscais não burle a lei. Dessa maneira, o sistema evita a sonegação de impostos e outras fraudes no comércio.

Por fim, dê preferência, antes de assinar um plano ou comprar um software de frente de caixa, a ferramentas atualizadas pelas empresas desenvolvedoras. Dessa forma, você garante que o desenvolvedor realizará constantes updates, corrigindo possíveis erros e tornando o sistema automatizado e cada vez melhor.

Neste conteúdo, você entendeu qual é a finalidade e por que é indispensável otimizar a frente de caixa no seu negócio. Por isso, coloque as dicas em prática e, sobretudo, escolha um sistema de gestão eficiente para melhorar a satisfação do público na última etapa do processo de compra no varejo.

Sua empresa está alcançando os resultados desejados nos Pontos de Venda? Saiba quais são os indicadores da loja com uma auditoria de PDV. Conheça agora o modelo de negócios da Foco do Cliente!

Posts relacionados

Deixe um comentário