Um dos maiores desafios do empreendedor é manter o planejamento estratégico para conquistar o público-alvo e torná-lo fiel ao negócio, concorda? No entanto, ao elaborar e colocar em prática os objetivos e as metas, é preciso criar uma sólida imagem da marca, atraindo e convertendo mais clientes para o empreendimento.
Pensando nisso, este texto mostra, inicialmente, por que a visão do cliente sobre a marca é importante. Em um segundo momento, o artigo define o que são a identidade e a imagem da marca, diferenciando os dois conceitos, cruciais para superar a expectativa do consumidor. Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!
Por que a visão dos consumidores sobre a marca é importante?
Engana-se quem pensa que a experiência do consumidor começa com a criação de alguma demanda (comprar um produto “x” ou pagar por um serviço “y”). Na verdade, essa visão do público sobre a marca pode aproximar ou afastar a persona do negócio.
Por isso, é preciso investir em uma identidade e imagem fortes do empreendimento, tornando-o mais competitivo no mercado em que atua.
O que significa a identidade da marca?
Respondendo à questão, identidade da marca é um conceito do marketing e da publicidade que se refere, sobretudo, à missão e aos valores do negócio.
Para você ter uma ideia, são componentes da identidade de uma companhia comercial o design de produto, a estrutura de serviços e o logotipo, por exemplo.
Qual é o sentido da imagem da marca?
A imagem da marca, por sua vez, remete à reputação que a empresa constrói a partir do contato com o público.
Nesse sentido, o conceito implica uma série de percepções que os consumidores criam em relação ao negócio, ou seja, associa-se à visão do cliente e à real entrega de valores e práticas em uma instituição comercial.
Como imagem e identidade da marca se diferenciam?
Até aqui, você sabe qual é a definição de identidade e imagem da marca. No entanto, o que realmente diferencia esses dois conceitos?
A imagem da marca está intimamente ligada ao ponto de vista do cliente, que analisa critérios como a reputação e a consistência dos serviços. A partir desse contato, o público passa a atribuir características para a empresa, criando-lhe uma identidade.
Dessa forma, a identidade não se desvincula da imagem construída pela comunicação da empresa, mas o principal diferencial desse conceito é o fato de essa estratégia ser criada na própria instituição, com um plano estratégico para posicionar o negócio na sociedade e atrelar valores positivos à marca.
Neste texto, você descobriu o que é identidade e imagem da marca, dois conceitos essenciais para destacar a empresa em relação à concorrência. No entanto, para ter sucesso com essa estratégia, é preciso investir em pesquisa com cliente oculto, por exemplo, para basear em dados a tomada de decisão administrativa.
O artigo foi realmente útil para você? Se sim, continue aprendendo sobre técnicas que ajudam a otimizar a relação entre cliente e empresa. Curta a nossa página no Facebooke receba outros materiais interessantes sobre o assunto!