Com os novos hábitos de consumo e as tecnologias aplicadas ao varejo, muitas pessoas se perguntam sobre o que é autoatendimento? O termo, que significa “atender a si mesmo”, define uma modalidade em que o cliente consegue solucionar as suas demandas sozinho, sem precisar, necessariamente, da ajuda de um colaborador da empresa.
Pensando nisso, este artigo explica como funciona e quais são os principais benefícios do autoatendimento para os clientes, seja a agilidade no serviço, a maior autonomia para o consumidor e a satisfação do público. Ao final, você confere, ainda, algumas dicas para implementar esse serviço de atendimento no seu negócio.
Continue a leitura!
Como funciona o autoatendimento?
Respondendo à questão, o autoatendimento é uma modalidade de atendimento em que o cliente realiza pedidos e paga as contas sozinho, sem precisar da ajuda de terceiros.
Dessa forma, o sistema requer que o consumidor escaneie o código de barras do produto e, após registrar o item na máquina, conclua o processo efetuando o pagamento com cartão de crédito, débito, Pix (meio de pagamento eletrônico e instantâneo) ou dinheiro.
Quais são os principais benefícios do autoatendimento para os clientes?
Até aqui, você entendeu o que é e como funciona o autoatendimento. Mas a dúvida que fica é sobre os benefícios dessa modalidade de atendimento, certo? Listamos os principais. Confira!
Agilidade no atendimento
O autoatendimento não substitui, em todos os casos, o atendimento realizado pela equipe de vendas, mas serve como opção para o cliente agilizar o processo. Nesse sentido, o serviço, que requer tecnologia inteligente, facilita as compras e reduz o tempo de espera nas filas do caixa.
Maior autonomia para os clientes
Outro benefício do autoatendimento é que essa modalidade amplia a autonomia dos clientes na loja, isto é, o consumidor pode escolher livremente os produtos que deseja e, depois, sem precisar do suporte de um atendente, consegue registrar sozinho e realizar o pagamento pelo artigo selecionado.
Satisfação dos clientes
Por fim, o autoatendimento facilita, geralmente, a jornada de consumo, acelerando o registro das compras e otimizando o pagamento das mercadorias, por exemplo. Como resultado, a tecnologia aumenta a satisfação dos clientes, que consideram fazer negociações futuras com a empresa.
Como implementar o autoatendimento?
Para ter sucesso com o autoatendimento, otimizando a jornada de compra no seu negócio, é importante seguir estas dicas práticas:
- identifique o perfil dos clientes;
- faça pesquisa com cliente oculto para mapear todos os contatos entre o público e o seu negócio;
- verifique, com os dados da pesquisa, se o autoatendimento atende à expectativa do seu público;
- invista em uma ferramenta inteligente de autoatendimento;
- monitore os resultados para saber se o autoatendimento está solucionando a demanda dos clientes.
Neste conteúdo, você entendeu o que é autoatendimento, uma modalidade que possibilita que o próprio cliente pague contas, faça pedidos e tire dúvidas sozinho, por exemplo. Em todo caso, antes de implementar essa tecnologia, é importante analisar se o serviço corresponde ao tipo de consumidor da sua empresa.
O texto foi realmente útil para você? Se sim, ajude a sua comunidade a entender mais sobre o autoatendimento. Compartilhe este material nas suas redes sociais!