O ticket médio de vendas se refere à média de gastos dos consumidores em cada compra, cujo cálculo leva em consideração o total de vendas, dividido pelo número de compras realizadas em um período específico. Ou seja, se uma marca vende um valor equivalente a R$ 300.000,00 no mês de novembro e foram efetuadas 3.000 compras, o ticket médio corresponde a R$ 100,00.
Acompanhar periodicamente essa métrica ajuda na análise do comportamento do cliente — que pode ter relação com fidelização e satisfação — e da saúde financeira da corporação. Quando o gestor empresarial fica por dentro de informações como essas, é mais fácil elaborar estratégias e planejamento de vendas acertados.
Agora que você já entendeu do que se trata o ticket médio de vendas, é necessário descobrir como acompanhar esse indicador. Confira!
Como acompanhar o ticket médio de vendas?
Conforme mencionado, existe uma fórmula matemática que leva ao resultado do ticket médio de vendas em determinado período e que inclui volume total de vendas, número de vendas realizadas e número de clientes que fizeram uma compra. Porém, é preciso ficar por dentro de outras informações além dessa:
- o acompanhamento do ticket médio deve ocorrer periodicamente e não de modo isolado, para trazer mais veracidade à análise;
- o ticket médio varia para mais ou para menos de acordo com o segmento, isso não significa necessariamente que um oferece lucros e outro não, já que os valores de cada produto são diferentes;
- além do acompanhamento desse indicador, é recomendado analisar outros em conjunto para maior controle, como a margem de contribuição, rentabilidade, lucratividade etc.
Percebeu que não se trata apenas de analisar os números a cada fim de mês ou semana e incluí-los na fórmula matemática? É necessário conhecer e considerar diversas outras informações e saber interpretá-las.
Por exemplo, se você optar pela análise em um período isolado que coincidentemente englobou o Natal, período em que as pessoas tendem a realizar mais compras, isso não vai refletir a realidade cotidiana do seu negócio. Ao visualizar detalhadamente esses pontos, é possível criar estratégia para manter os indicadores sempre altos.
Com que frequência o ticket médio de vendas deve ser acompanhado?
A resposta varia conforme o tipo de corporação, já que algumas são mais voláteis que outras. Nesses casos de volatilidade, o mais indicado pode ser o acompanhamento semanal do indicador. Dessa maneira, fica mais fácil acompanhar os resultados das estratégias e os impactos das medidas tomadas.
Como o cliente oculto pode ajudar a aumentar o ticket médio de vendas?
A metodologia de cliente oculto funciona quando uma marca contrata empresas que enviam pessoas comuns que farão compras no estabelecimento como se fossem clientes genuínos, para avaliar a qualidade e performance do que é oferecido.
Dessa maneira, um negócio pode descobrir os pontos positivos e os que devem ser aprimorados para otimizar a experiência do cliente e aumentar o nível de satisfação, fidelização e, consequentemente, de compra, o que também resulta na elevação do ticket médio de vendas.
Então, percebeu a importância do ticket médio de vendas? A avaliação com o cliente oculto auxilia nisso. Quer saber como? Entre em contato conosco, podemos ajudar você.