Tomada de decisão empresarial: saiba como a análise de dados ajuda

4 minutos para ler

É possível você ter tentado diversas estratégias para satisfação do cliente e, ainda assim, sem sucesso na missão. Mas e se você pudesse contar com um mecanismo que coletasse informações dos consumidores para que os produtos/serviços e demais conteúdos fossem enviados de forma personalizada, para ajudar na tomada de decisão empresarial?

Sim, isso é possível pela análise de dados, mecanismo muito utilizado em grandes empresas, como é o caso da Magazine Luiza, que desde 2011 avalia o comportamento do consumidor, o que ajudou a embasar o lançamento do marketplace e não sentir a crise do coronavírus como demais varejistas.

Afinal, com a análise de dados é possível conhecer mais os consumidores, seu comportamento e jornada de compras, o que facilita na criação de um perfil para os clientes e em soluções personalizadas com base nisso.

Então, se otimizar o processo de tomada de decisão empresarial é o que você busca, a análise de dados não pode ser ignorada. Siga conosco para entender mais sobre o assunto.

Tomada de decisão empresarial

Para que a tomada de decisão dentro de uma empresa seja executada de forma adequada e com maiores chances de sucesso, ter embasamento técnico é fundamental. Nesse sentido, coletar informações e dados para avaliação é um dos passos indispensáveis para que qualquer negócio tenha maior vantagem competitiva.

Vantagens da tomada de decisão empresarial por meio de dados

Não importa o tamanho ou setor no qual sua empresa atua, é possível aplicar a análise de dados na tomada de decisões mais rápidas e acertadas para que o seu cliente seja atendido e tenha maior satisfação.

Reduz chances de falhas

É muito importante quando os gestores e demais envolvidos em uma corporação têm experiência suficiente para criar uma campanha ou conceito para determinado produto oferecido.

Porém, quando se busca a evolução empresarial, decisões baseadas em intuições e que não contem com embasamento técnico devem ficar em segundo plano, atrás das baseadas em dados. Isso reduz chances de falhas, além do fato de escolhas tomadas sem a devida análise causarem um enorme impacto financeiro ou na imagem do negócio.

Um exemplo simples disso é produzir uma campanha de Dia dos Pais com homens brancos, padrões e heterossexuais, quando não houve uma pesquisa e análise de dados para entender o público da marca, que além de heterogêneo pode estar envolvido com as mudanças sociais.

Informa sobre as tendências

Como você pôde perceber, é importante entender o público e o mercado para conseguir satisfazer os seus clientes e promover a imagem da marca, e isso só é possível de forma acertada, com embasamento técnico ágil.

Nesse sentido, os dados são úteis ao enxergar padrões comportamentais por meio de pesquisas e ferramentas que auxiliam na escuta e interpretação de opiniões, comportamentos e percepções, para que você fique por dentro das tendências com auxílio da inteligência.

Torna os processos mais ágeis

A tecnologia envolvida na análise de dados permite que a corporação visualize as informações em tempo real, diferentemente de grandes relatórios envolvidos na coleta tradicional, o que agiliza o processo e permite que os profissionais responsáveis por essa função fiquem disponíveis para outras demandas.

Agora que você entendeu mais como a análise de dados pode ser fundamental para a tomada de decisão empresarial, não esqueça que, para isso funcionar, um auxílio profissional de ponta é indispensável. Nesse sentido, nós da Foco do Cliente garantimos presença nacional, oferecemos relatórios equalizados com checagem de correções e inconsistências, além de sermos a única no Brasil com esse serviço de informação gravado através de áudio.

Entre em contato conosco da Foco do Cliente para conhecer mais nossos serviços e como podemos ajudar você. 

Posts relacionados

Deixe um comentário